sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Ceratocone - Tratamento


O ceratocone pode não apresentar sintoma algum até que já esteja bem avançado. Se a dificuldade visual não for notada na escola, as vezes a criança percebe que não esta vendo bem quando coça ou tampa o outro olho que enxerga melhor.
Os principais sintomas que são apresentados nos pacientes com Ceratocone desde o início da doença são: dor de cabeça, fotofobia, desconforto visual, baixa da acuidade visual, além das periódicas trocas das lentes em seus óculos. Com a progressão da doença, os óculos já não apresentam mais correção e a opção passa a ser o uso de lentes de contato. Entretanto, nessa fase há pouca tolerância às lentes e a adaptação com elas passa a ser difícil e às vezes, até impossível.
Frequentemente o Ceratocone tem associações com alergia, e pruridos oculares podem ser gatilhos que desencadeiam a doença. De forma geral, quanto mais precoce são os sintomas e o aparecimento da doença, pior pode ser o prognóstico para o paciente.

Até há pouco tempo atrás, os tratamentos para o Ceratocone consistiam simplesmente em prescrições de óculos ou de lentes de contato. Quando a utilização destes métodos começava a não surtir mais efeito, então o transplante de córnea passava a ser a única solução para o caso.
A grande novidade no tratamento do Ceratocone chama-se CrossLinking. Esse tratamento fortalece as fibras de colágeno da córnea, impedindo que as deformidades progridam. Associado a isso, no mesmo momento, os mapas topográficos do relevo da córnea são usados para guiar o laser e corrigir as deformidades pré existentes, trazendo a córnea para um novo formato mais regular que permitirá uma melhor visão.
Uma outra opção são os anéis intra-estremais como o Anel de Ferrara, são próteses acrílicas aplicadas na córnea para diminuírem suas deformidades.
Como pudemos ver, apesar do Ceratocone ser uma doença que merece grande atenção do paciente, com os avanços da medicina e as novas tecnologias disponíveis no mercado, o problema pode ser mais facilmente tratado. Se você se encontra com os sintomas que citamos acima, não perca mais tempo, procure um oftalmologista de sua confiança e agende uma consulta.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Recomendamos ...